Um pouco sobre Germinação
21:04 | Author: Suellen Matiero

Germinação é o nome que se dá ao processo de crescimento do embrião proveniente de uma semente viável e é marcado pelo rompimento do tegumento pela radícula (fase inicial do processo de germinação), dando origem à uma nova planta.
Vários fatores influenciam o processo de germinação, tais como a luminosidade que o vegetal está exposto, a temperatura, a disponibilidade de água e oxigênio, fatores fisiológicos do organismo como dormência (quando a semente fica em repouso), inibidores e promotores de germinação. Dentre estes fatores, talvez o mais importante, a obtenção de água (embebição).
As sementes de cada espécie possuem uma capacidade de obtenção de água e nutrientes específica, diferenciando assim todo o seu metabolismo e tempo de germinação.
O Ipê roxo, por exemplo, pertencente à família Bignoniaceae, é uma planta nativa, de crescimento lento, muito utilizada no Estado de Mato Grosso para ornamentação devido a sua exuberante floração que se estende entre os meses de junho à setembro. No período de outubro a maio, as sementes que se dispersaram durante a floração entram em dormência até que se obtenha água e fatores ambientais favoráveis para iniciar o processo de germinação.
|
This entry was posted on 21:04 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: