Controle Biológico
21:18 | Author: Suellen Matiero

A cultura da soja chegou ao Brasil em 1880. Primeiramente implantada na Bahia, se espalhou pela região Sul e Sudeste. Hoje, Mato Grosso é responsável pela maior produção desta leguminosa, sendo que a maior parte é destinada à exportação.
Embora o Estado esteja ocupando este posto no ranking na produção de soja, poucos estudos foram desenvolvidos ao que se refere ao controle biológico de pragas desta cultura. Sabe-se que percevejos da família Pentatomidae e lagartas são as pragas mais freqüentes encontrado na plantação e são controladas através de inseticidas. O uso freqüente destes inseticidas apesar de garantir uma maior produtividade tem causado danos ao que se diz respeito à conservação de solos e águas, contaminando-os. Um método que vem sendo estudado é o uso em massa de inimigos naturais destas pragas, como vespas da família Scelionidae. Estas colocam seus ovos dentro dos ovos dos percevejos, fazendo com que as ninfas morram e nasçam somente vespas. Esse método pode ser associado à aplicação de semioquímicos, porém a quantidade de inseticida usado seria muito menor do que no método convencional. Desta forma, além de ter maior produtividade, o agricultor economizará com defensivos, a soja terá melhor qualidade e consequentemente, ele poderá vender a um preço bem maior.
|
This entry was posted on 21:18 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: