Interação inseto-planta: herbivoria
19:29 | Author: Rita Maísa

Insetos e plantas vivem em intenso processo de interação, como polinização, abrigo e alimentação. Os animais que se alimentam das partes não reprodutivas do vegetal (como raiz, caule e principalmente folhas) são chamado herbívoros.
Alimentar-se de plantas não é tão fácil assim quanto parece, alguns fatores podem dificultar esse processo como: localização das plantas que servirão de alimento, fixação na superfície foliar, e penetração em partes lisas, cerosas, peludas ou espinhosas.
Tornar a superfície foliar mais espessa, mais lisas, peludas (com presença de tricomas) ou espinhosas são algumas estratégias que os vegetais utilizam na intenção de reduzir os ataques herbívoros. São estratégias de defesa dos vegetais. Pois se os ataques herbívoros forem muito intensos, pode ser prejudicial à planta, interferindo no desenvolvimento e reprodução do vegetal.
Mas, mesmo com essas estruturas defensivas os herbívoros continuam se alimentando dos vegetais. Para se alimentar das plantas cada inseto tem uma adaptação como, por exemplo, as peças bucais, alguns insetos possuem aparelho bucal sugador para romper os tecidos vegetais e se alimentarem da seiva, outros insetos apresentam aparelho bucal cortador capaz de recortar partes da folha para se alimentarem (um exemplo bem conhecido são as formigas).
Os insetos também desempenham papéis importantes para os vegetais. Por exemplo: algumas plantas só se reproduzem através da polinização feita por insetos. A polinização é o nome que se da ao processo de transporte de pólen de uma planta a outra, esse evento possibilita a formação de frutos e sementes que irão gerar novas plantas.
Por esses motivos, plantas e insetos herbívoros tendem a uma relação estável, pois são dependentes um do outro.
|
This entry was posted on 19:29 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: