Dinâmicas e o Saber
21:15 | Author: Suellen Matiero
O uso de dinâmicas em sala de aula tem por objetivo complementar o aprendizado e fazer com que o aluno consiga fixar melhor o conteúdo, já que estudos comprovam que a criança consegue memorizar melhor quando faz associações a imagens, cores e sons.
Ao cumprir meu estágio de Licenciatura I, pude perceber que, na turma de 7ª série onde apliquei uma dinâmica na qual os alunos formaram grupos de três, um deles deitava-se sobre papel pardo a fim de servir de molde para que pudessem desenhar todo o sistema digestório (assunto que ao meu ver seja um pouco complicado de se entender), os alunos se empenharam mais e tiveram um rendimento muito maior com relação à turma da 6ª série que estudava sobre peixes com métodos tradicionais como quadro negro e giz.
Fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo não é uma coisa fácil. Eles querem e precisam de que o professor venha preparado com assuntos atuais e que não estejam no “sistema obrigatório” da escola (apostila e livros). Isso inclui trabalhos com notas de revistas e jornais, conversas sobre fatos que ocorram no cotidiano do aluno, brincadeiras que os estimulem a pensar sobre o assunto, filmes, passeios.
E o professor de Ciências tem um papel muito importante na sociedade: talvez ele seja o maior responsável por promover na pessoa em idade escolar, o desejo pelo saber, saber como funciona, saber como e porquê as coisas acontecem. Com essa ânsia pelo conhecimento, as pessoas podem tornar ou não, o ambiente em que vivem em um ambiente melhor.
|
This entry was posted on 21:15 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: