Estratégias Reprodutivas
22:32 | Author: Leowilza Fay
A biologia reprodutiva é um ramo da botânica em que estuda todas as manifestações de vida da flor, inclusive a fertilização, em que as estratégias reprodutivas formam uma etapa crucial do ciclo de vida. Dentro da biologia reprodutiva existem divisões, entre elas estão a fenologia e da biologia floral. A fenologia estuda vários fenômenos periódicos das plantas, como a brotação, a floração e a frutificação. Já a biologia floral interage com a ecologia da polinização, que engloba estudos de interação entre flores e seus visitantes, sendo alguns possíveis polinizadores.
Pesquisas como essas ainda são pouco realizadas e divulgadas, porém são de grande importância para a compreensão dos processos responsáveis pelo funcionamento e diversidade dos ecossistemas. Através de estudos aprofundados ampliamos nossos conhecimentos sobre a espécie pesquisa e consequentemente sobre a flora local e o bioma em questão. O ambiente está em constantes transformações sendo naturais ou pelas mãos do homem, tendo ai a importância das pesquisas, para que informações não sejam perdidas. Com a realização desses trabalhos podemos coletar os dados antes que algumas espécies entrem em extinção, e esses dados também serviram para outros estudos, como por exemplo, o estudo do uso de plantas medicinais no tratamento de doenças. Em nossa flora temos inúmeras espécies de plantas que são utilizadas para fins medicinais, porém ainda a muitas espécies que nem foram descobertas.

A flora brasileira é considerada uma das mais ricas do mundo e, é através de pesquisas como essas que, contribuímos para preservação do ecossistema e de seu equilíbrio, como também na preservação de espécies endêmicas, e em risco de extinção. Vendo se ai à necessidade de mais estudos, ampliando o conhecimento sobre a diversidade dessas regiões, assim contribuindo para a preservação do meio ambiente.
|
This entry was posted on 22:32 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: