Com o diferencial se constrói a diferença
21:11 | Author: Grecieli Nogueira
As atividades práticas estão cada vez mais comuns nas instituições de ensino. Momento este em que o corpo discente consegue conciliar teoria com prática, a disciplina de Ciências e Biologia estão intimamente ligadas ambas estão relacionadas à prática que vivenciamos, em nosso cotidiano.
Alguns educadores se limitam na prática do saber, pois pensam que as atividades dinâmicas só podem ser ministradas dentro de um ambiente próprio onde contenha equipamentos especiais para a realização de trabalhos experimentais, mas hoje se sabe que para realização de uma aula prática, ou seja, uma aula mais atrativa para os olhos dos alunos não é necessário estar exatamente em um lugar específico como por exemplo a um laboratório, basta estar em uma sala ou em campo enfim seja qual for o ambiente, desde que o mesmo possibilite e facilite o desenvolver do conteúdo, basta fazer uso da criatividade, para que se alcance o objetivo esperado para determinada aula.
“Atividades práticas facilitam algumas habilidades científicas como observar e manipular; oportunizam a exploração, a extensão e o limite de determinados modelos e teorias, permitem comprovar idéias alternativas experimentalmente”, (MIGUENS E GARRET, 1991).
Como exemplo no estágio de licenciatura onde ministrei algumas aulas, tive contato direto com os alunos, pude colocar em exercício o uso da imaginação. Para a explanação de certos conteúdos utilizei aulas expositivas com vídeo, reto-projetor recursos que atrae a atenção dos alunos mas claro desde que o assunto em que está sendo tratado faça conexão com o tema que esta sendo abordado, também alguns exemplares de animais, plantas enfim. Com isso percebe se que a aula tem maior rendimento quanto a explanação de conteúdos, a atenção dos alunos estão inteiramente voltadas a didática em que esta sendo aplicada.
As aulas práticas de Ciências e Biologia deveriam assumir um papel de suma importância no Brasil, estas atividades permitem aos alunos construírem uma visão do mundo que os cercam, pois proporciona que este construa uma consciência mais crítica perante a sociedade mas para que isso seja possível é necessário que ele tenha a oportunidade de pensar, criar e saiba questionar fazer uso do que se está sendo proposto, para que este seja atuante, construtor do próprio conhecimento.
Permitir que descubram que a ciência é mais do que um aglomerado de teorias presente dentro do livro didático, são fatos vivenciados dia a dia, para que se tenha sentido poder relacionar a prática com a teoria.
A formação inicial dos professores era centrada na preparação de profissionais capazes de transmitir conhecimentos já elaborados - e dava profunda ênfase nos conteúdos específicos de sua área de conhecimento, consagrando a separação entre teoria e prática (DOMINGUES, 1998 apud Baptista, 2003, p. 5).
É de incumbência da escola preparar o corpo discente para o mercado de trabalho, logo cabe aos educadores aprimorarem cada vez mais o nível de seus conhecimentos, se reciclarem sempre que possível para que o nível de educação seja vista como ensino de qualidade.
Buscando inovações que facilitem o aprendizado como o uso das aulas práticas entre outros métodos que podem ser elaborados os alunos aprendem interagir com suas próprias dúvidas, chegando assim a uma conclusão, deixando de ser meros receptores que só recebem informações de todos os tipos impossibilitando o direito de opinar por aquilo que absorve sem questionar.
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