Já foi comprovado que é através da memorização que armazenamos o conhecimento. Mas o que é memorização? E o que difere memorizar de decorar? Bom quando memorizamos um contexto é porque que aprendemos, ou seja, conseguimos entende-lo e assim a sua memorização se torna mais fácil. Já quando se é decorado um contexto, nós o retemos em nosso cérebro por pouco tempo, pois as informações guardadas não são gravadas da maneira correta, sendo esquecidas facilmente.
As informações se transformam em estímulos para o cérebro, e assim posteriormente serão arquivadas, onde elas podem ser armazenadas por muito tempo ou não. Interligamos novos conhecimentos com os já existentes.
No texto “Lembre-se: sem memória não há aprendizagem” diz que só armazenamos o que julgamos importante, certas informações são descartados depois de algum tempo, pois existem diferentes tipos de memória, esquecendo aquelas informações que são menos importantes. Sempre adquirimos novas informações, que relacionamos a um som, uma imagem, fazendo uma ponte com algo que já aprendemos, tornando-se assim mais fácil a memorização. Para nós futuros educadores, devemos aplicar dinâmicas, brincadeiras, recursos visuais dentre outros, fazendo com que os educandos a aprendam com maior facilidade.


Síntese criada a partir do texto: Lembre-se: sem memória não há aprendizagem, de Paola Gentile
|
This entry was posted on 12:34 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: