Um dos problemas relacionados à aprendizagem é a forma como os conteúdos são transmitidos do professor para o aluno. Esses conteúdos são objetos de cobrança em provas ou testes, e essa cobrança faz com que os alunos pratiquem a famosa decoreba, deixando de assimilar o conteúdo ao conhecimento. Dessa forma o processo de decorar é para ser utilizado em um determinado momento, após isso, o que foi decorado já não faz mais sentido. Não é necessário somente memorizar, e sim assimilar, relacionar, estabelecer ligações com outros conteúdos para construir conhecimento.

A memória é a porta de entrada de informações externa ao corpo, conhecendo seu funcionamento é possível estabelecer relações que favorecem a fixação dos fatos e procedimentos.



O cérebro processa e organiza todas as informações que recebe, seja ela em forma de som ou imagem, texto, música ou discurso. A partir desse ponto pode se descartar ou armazenar as informações necessárias. Quanto mais estímulos o cérebro recebe ao absorver uma informação, maior a capacidade de estabelecer ligações com as informações que já estão arquivadas.





Toda informação que o cérebro recebe é fragmentada e arquivada em diferentes locais no cérebro. Essas informações transitam de neurônio a neurônio, e toda vez que um aluno recebe diferentes informações sobre um mesmo conteúdo, ele realiza ligações entre esses arquivos que já estão armazenados formando assim o aprendizado que pode durar por muito tempo.




Conhecer a forma como o cérebro trabalha permite ao professor criar metodologias e estratégias que estimulem o aprendizado. É importante que o professor considere o conhecimento prévio dos alunos, e que utilizem recursos que facilitem a assimilação da nova informação com o conhecimento que o aluno já tem.


Ao associar uma informação nova com uma informação já obtida anteriormente, o aluno ativa sua memória, e isso facilita a compreensão dos conhecimentos e significado de conceitos, fazendo com que o ensino se torne aprendizagem, e não memorização.



Síntese criada a partir do texto: Lembre-se: sem memória não há aprendizagem. Da autora Paola Gentile
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